Olha Eu aí no Centro da Foto...

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pascoa

Páscoa em nós e no Planeta
5 de abril de 2010 por Chico Alencar
Feriados, quebrando a rotina do trabalho cotidiano, deviam ser um chamado à reflexão, para além da diversão. Os da Semana Santa interpelam também os não cristãos, pois, na essência, tratam da dialética do mundo e da existência: vida-morte-ressurreição. Esse processo de tese-antítese-síntese, de declínio e superação, de perdas e ganhos, de fins e recomeços, está no mais escondido da vida de cada pessoa e dos povos. Tudo é mudança e sempre há renovação, a história caminha. A dor e a morte, sempre presentes, não têm a última palavra!
Os povos pastoris da Antiguidade, no Oriente, na primeira lua da primavera, imolavam um cordeiro, crendo que seu sangue, sugado pela terra, voltaria em novas e mais numerosas crias. Os povos agrícolas também ritualizavam em festa as primícias da colheita - o pão ázimo, naturalíssimo, sem fermento, para o terem farto e para todos. A Páscoa dos judeus - Pessach, travessia - incorpora essas tradições de renovação da vida e celebra sua própria história de luta contra a escravidão do faraó: passagem para a liberdade, rumo à Terra Prometida.
Santa não é uma semana ou alguns dias, marcos da inventada cronologia. Sagrada é toda a existência, sempre: tudo o que pulsa, tudo o que vibra, tudo o que chora e canta, tudo o que viceja e floresce, tudo o que é húmus/humano, tudo o que é Terra. Cosmos Terra, parte da natureza, hoje tão ameaçada como nós, suas partículas. Somos solidão, desencanto, angústia e morte, e somos também possibilidade de ressurreição. Como indivíduos, como grupos, inclusive políticos, como civilização.
Humanizemo-nos, sempre e mais! Feliz Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário