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terça-feira, 20 de abril de 2010

fast food

Preferência por fast food sinaliza ansiedade, diz estudo
Impaciência e menor capacidade de economizar estão associadas ao fast food
Por Minha Vida Publicado em 16/4/2010
Apesar da economia de tempo, o fast food pode nos deixar mais impacientes e mais propensos a procurar o prazer imediato. Pesquisadores da Universidade de Toronto conduziram três experiências antes de chegar a essa conclusão em um relatório publicado na revista especializada Psychological Science.

O primeiro experimento concluiu que a exposição dos símbolos de fast food aumenta a velocidade de leitura, mesmo quando não há pressão para ler rápido - o que sinaliza que o fast food traz impaciência. Para chegar a esta conclusão, 57 estudantes universitários deveriam olhar para o centro de uma tela de computador, mas ignorar o que havia ao redor. Alguns deles foram expostos a quadros brancos com aparições muito rápidas dos logos de fast-food, que não poderiam ser registradas conscientemente pelo cérebro. Os do outro grupo da comparação olharam quadrados totalmente em branco. Em seguida, todos deveriam ler um texto. As pessoas expostas ao logos tiveram uma velocidade de leitura mais acelerada.
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Em um segundo experimento, os pesquisadores pediram a 91 participantes para que recordassem um momento em que consumiram alimentos de fast food e relacionaram esses dados a compras que envolviam produtos que prometem uma economia de tempo (como shampoos que já vêm com condicionador). Os que consumiram mais fast food também acabaram comprando mais produtos que agilizassem seu dia a dia - o que demonstra que o consumo de fast food pode gerar uma ansiedade em economizar tempo a qualquer custo.

No terceiro experimento, 58 participantes foram convidados a olhar diretamente para imagens de logos de franquias de fast food. Em seguida, os pesquisadores perguntaram sobre suas poupanças de dinheiro. Aqueles que foram expostos ao logos de fast food demonstraram menor capacidade de poupar dinheiro. Em parte por que poupar dinheiro envolve a prática de uma gratificação adiada, a fim de receber um maior ganho monetário no futuro.

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