Olha Eu aí no Centro da Foto...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Apneia do sono

chamada "síndrome da apneia obstrutiva do sono" pode se tornar um problema crônico, podendo causar até a morte. A apneia é caracterizada pela parada da respiração durante o sono, um distúrbio que está associado ao ronco, que é causado por um estreitamento das vias aéreas o que dificulta a passagem do ar, levando ao barulho e também à apneia.

Os mais afetados por este tipo de distúrbio são as pessoas acima do peso ou acima dos 30 anos de idade. Esta síndrome afeta muitas pessoas e causa sonolência diurna, falta de disposição para o trabalho, cansaço corporal e irritação, entre outros problemas.

Quem normalmente sofre com esses problemas, imagina que pode ser culpa do estresse do dia a dia. Mas, na verdade, os sintomas são resultados de noites mal dormidas - justamente por causa do ronco e apneia. Como a pessoa acorda sonolenta, ela pode ter também um aumento de peso, já que está cansada para praticar exercícios físicos regulares.

"Os sintomas da apneia podem desencadear depressão, falhas de memória e diminuição do rendimento intelectual"É inegável que a longo prazo esses sinais acabem por interferir na vida das pessoas, podendo levar à depressão, falhas de memória e diminuição do rendimento intelectual, o que afetará não só as relações pessoais, mas também as profissionais.

Durante as "crises" de apneia, o ciclo de sono é interrompido, por isso o corpo não obtém o descanso necessário e, a curto e longo prazo, este distúrbio causa diversos tipos de problemas em todo o corpo, entre eles estão os cardíacos, cerebral, neurológico, hipertensão, diabetes e até disfunção sexual.

Para uma noite bem dormida


- A TV deve ficar na sala. Evitar colocá-la no quarto ajudará você a pegar no sono de forma totalmente relaxada;
- A temperatura do quarto deve ser agradável;
- Quanto mais escuro o quarto, mais tranqüilo o sono.

Tratamentos mais comuns

A apneia pode ser combatida através do tratamento médico com máscara nasal , o cpap, ou com placa dental executada pelo dentista do sono.

Como o ronco e apneia do sono são distúrbios crônicos , a princípio, o uso desses aparelhos é para sempre.

Dr Eduardo Rollo Duarte
Especialidade: Dentista

Sem comentários:

Enviar um comentário