Olha Eu aí no Centro da Foto...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bulimia

Bulimia
O que é?

Na bulimia nervosa as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos) e depois utilizam métodos compensatórios, tais como: vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.

Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia não há perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema.

A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade.

Características

- Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos
- Vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso
- Alimentação excessiva sem aumento proporcional do peso corporal
- Depressão
- Obsessão por exercícios físicos
- Comer em segredo ou escondido dos outros

Complicações médicas

- Inflamação na garganta (inflamação do tecido que reveste o esôfago pelos efeitos do vômito)
- Face inchada e dolorida (inflamação nas glândulas salivares)
- Cáries e alteração dos esmaltes dentários
- Desidratação
- Desequilíbrio eletrolítico
- Vômitos com sangue
- Dores musculares e câimbras

Causas

Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. A ênfase cultural na aparência física pode ter um papel importante .

Problemas familiares, baixa auto-estima e conflitos de identidade também são fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros.

Como se desenvolve?

Muitas vezes, leva tempo para se perceber que alguém tem bulimia nervosa. A característica principal é o episódio de comer compulsivo, acompanhado por uma sensação de falta de controle sobre o ato e, muitas vezes, feito secretamente.

Os comportamentos direcionados a controle de peso incluem jejum, vômitos auto-induzidos, uso de laxantes, diuréticos,e exercícios físicos extenuantes.

A fobia de engordar é o sentimento motivador de todo o quadro. Esses episódios de comer compulsivo seguidos de métodos compensatórios podem permanecer escondidos da família por muito tempo.

A bulimia nervosa acomete adolescentes um pouco mais velhas, em torno dos 17 anos. Pessoas com bulimia têm vergonha de seus sintomas, portanto, evitam comer em público e evitam lugares como praias e piscinas o­nde precisam mostrar o corpo. A medida que a doença vai se desenvolvendo essas pessoas só se interessam por assuntos relacionados a comida , peso e forma corporal.

Como se trata?

A abordagem multidisciplinar é a mais adequada no tratamento da bulimia nervosa e inclui psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e abordagem nutricional a nível ambulatorial.

As técnicas cognitivo-comportamentais têm se mostrado eficazes. As medicações antidepressivas também tem se mostrado eficazes no controle dos episódios bulímicos.

A abordagem nutricional visa a estabelecer um hábito alimentar mais saudável, eliminando o ciclo "compulsão alimentar/purgação/jejum".

A orientação e/ou terapia familiar faz-se necessária uma vez que a família desempenha um papel muito importante na recuperação de paciente.

Como se previne?

Uma diminuição na ênfase na aparência física tanto cultural como familiar pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros.

É importante fornecer informações a respeito dos riscos de regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", já que eles desempenham um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.



Fonte: www.psicobesidade.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário